quinta-feira, 11 de junho de 2009

Para Começar....

Bem-Vindos!

Mellanie Dutra, Rodrigo Peroni e Flávia, a Carioca, trazem ao mundo um local para usar a cabeça fora da escola e o coração junto a outros. Digam o que vocês acham, critiquem e contrariem.

*

Fernando Pessoa, grande Fernando Pessoa! Descobri outro dia, vendo o currículo de Letras da UFRGS, que tem uma cadeira do 5° semestre de 4 créditos chamada Estudos Pessoanos. Descrição: "
A obra de Fernando Pessoa, ortônimo e heterônimos."
É de tremer, não? Mesmo decidido de que curso se quer fazer, imagine só acordar toda quarta-feira e ir pra aula estudar Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro! Algum dia ainda faço Letras, por enquanto continuo na minha Psicologia.


Os 10 poemas de Álvaro de Campos selecionados pela UFRGS como leitura obrigatória para o Vestibular são ótimos (Ainda faço um post só para eles). Mostram bem a melancolia e a insignificância do homem moderno, a mecanização do mundo.

*

Vai aí um que eu adoro,
assinado pelo próprio. Li no meu livrinho "Cancioneiro" enquanto esperava o Vestibular começar, dia 04 de janeiro desse ano.


NATAL

Nasce um Deus. Outros morrem. A Verdade
Nem veio nem se foi: o Erro mudou.
Temos agora uma outra Eternidade,
E era sempre melhor o que passou.
Cega, a Ciência a inútil gleba lavra.
Louca, a Fé vive o sonho do seu culto.
Um novo Deus é só uma palavra.
Não procures nem creias: tudo é oculto.

5 comentários:

  1. Fernando Pessoa! O legítimo! O brando! Meu poema preferido dele é Tamacaria e London Revisited. Tabacaria é lindo, ele faz um levantamento acerta de sua vida, levantando tudo, de um tom extremamente melancólico, com certas caracteristicas simbolistas de pontuação e um ar romântico em seus temas. Fernando Pessoa é capaz por meio de uma linguagem coloquial e às vezes "xula" de expressar com elegância e um pouco de falta de sobriedade os pontos mais significativos da vida. É maravilhoso que a UFRGS tenha cadeiras a respeito dele, mas reflitamos, por que que outros grandes poetas de nossa cultura, poetas não tão renomados ou conhecidos, não podem ser estudados numa cadeira mais abragente a cada federal de estados? como por exemplo, uma cadeira sobre outros autores gaúchos do RS que nao sejam apenas aqueles que estudamos por obrigação. Acredito que existam divertos especialistas e suprassumos de nossa cultura regional que merecem reconhecimento e estudo pelo fruto de suas obras. Isso me faz refletir sobre o quanto o mundo precisava de reconhecimento, mas isso é papo pra outra hora (ou post). Aguardem mais noticias! Parabéns pelo nosso blog, Peroni e Cari!

    Mell

    ResponderExcluir
  2. heeey *-* parabéns pelo blog, peopleofmyheart ♥
    vou visitar sempree! :B amay.

    beijoo, beijo, beijo! =***

    ResponderExcluir
  3. "mas reflitamos, por que que outros grandes poetas de nossa cultura, poetas não tão renomados ou conhecidos, não podem ser estudados numa cadeira mais abragente a cada federal de estados? como por exemplo, uma cadeira sobre outros autores gaúchos do RS que nao sejam apenas aqueles que estudamos por obrigação."
    Aqui vou fazer uma intervenção. Fernando Pessoa "precisa" de um semestre inteiro porque não é só uma obra poética, não são só quatro poetas em um, é, principalmente, o único caso na literatura de um processo psicanalítico de fragmentação do eu. não acho favoritismo, ou algo assim, acho justo uma cadeira exclusiva dele.
    Quanto à literatura sul-riograndese, há uma cadeira dela. além disso, há uma cadeira sobre literatura gaucha, num termo mais abrangente, onde se estuda o gaucho platino, tanto brasileiro como argentino e uruguaio.
    o currículo de letras da ufrgs é um dos melhores. e digo isso porque pesquisei muito antes de me decidir por letras e por ufrgs: só usp é "melhor". nem unb apresenta uma variedade tão grande e professores tão qualificados. vale dizer que, de história, fui à psicologia, flertei com a letras e acabei decidindo por ela. no fundo, acho que é o curso mais abrangente de humanidades em que se pode fazer muito com tudo de que se gosta.

    ResponderExcluir
  4. Divulgando: está acontecendo um seminário sobre cultura francesa aos sábados pela manhã na secretaria de cultura, ali na Érico Veríssimo. já houve três encontros, não é mais possível adquirir certificado, mas vale a pena conferir. quem quiser mais detalhes, é só me pedir: sábado agora será encontro sobre simbolismo e culinária.
    além disso, vai começar o segundo módulo do curso de formação histórica da cultura ocidental, do professor Voltarei Schilling, na secretaria às segundas-feiras à noite. o módulo que vai começar é sobre idade moderna.
    ademais, informarei outras atividades.
    mais informações, posso dar por email: rafaelsouzabarbosa@gmail.com

    (;

    ResponderExcluir
  5. De uma sensibilidade impressionante, Fernando Pessoa cativa.
    Não me esqueço quando fui apresentada ao seu mais eloqüente heterônomo: Álvaro de Campos. Numa livraria pequena,em meio ao cheiro de café e conversas ao fundo, pude ouvir minha amiga declamar Tabacaria,numa melancolia o quão possível equiparada ao dito poema. Ao terminar,parecia que o poeta tinha me jogado ali para dentro da Tabacaria e me senti exposta,perplexa e sem palavras.Só pude me emocionar.Além de ter dito a honra de um primeiro contato com o maravilhoso,tive a alegria maior da tal amiga me dar o livro dele de presente.

    ResponderExcluir